O Magnus Futsal anuncia uma parceria inédita na modalidade. A equipe reconhecida como vanguardista em ações originais no esporte selou um acordo com a Ipiranga S/A, holding de negócios de tecnologia no esporte, para realizar o seu primeiro leilão de NFT. A peça, que foi desenvolvida pelo Chargista Marangoni, utilizou o mascote da equipe como inspiração e representará também os três títulos mundiais conquistados pelo time em 2016, 2018 e 2019.
A iniciativa faz parte de uma série de colecionáveis que serão lançados pela empresa com o objetivo de proporcionar aos seus fãs a possibilidade de adquirir itens exclusivos da equipe e também faturar com a valorização dos seus ativos online. O NFT é um token não fungível e diferentemente das criptomoedas não são intercambiáveis, são exemplares únicos, obras de artes ou objetos raros que jamais serão substituídos.
“Aderir ao mundo dos NFT’s mantém o alinhamento do Magnus Futsal estar sempre em busca de inovação e pioneirismo dentro do futsal mundial. Mais do que uma nova fonte de receita, estamos criando valor para a nossa marca em ativos que estarão eternizados na rede e gerando um valor imensurável nos tempos de hoje. Quanto custará uma obra exclusiva da equipe jovem mais vitoriosa da história do futsal mundial daqui 100 anos? Os tokens eternizarão a nossa história e ainda permitem que exista um mercado financeiramente interessante”, contextualiza o CEO do Magnus, Fellipe Drommond.
Outro importante parceiro da iniciativa é a Pronatura Internacional, ONG presente em mais de 62 países e que apoia projetos esportivos cujo respeito a sustentabilidade seja inerente. “Apoiamos o Magnus Futsal pelo fato de serem um dos pioneiros na sua modalidade em implementação dos pilares de ESG no esporte e ainda mais agora, através da inovação e exploração de projetos via blockchain que certificam e validam universalmente suas ações cotidianas”, explica o advogado especialista em direito digital e representante em New York da Pro Natura Internacional, Jose Rozinei da Silva.
Para administrar e publicar a operação de NFT’s, o Magnus Futsal contará com a expertise da Ipiranga S/A, empresa que detém como um dos sócios majoritários o ex-jogador Paulo Jamelli e tem como missão revolucionar a gestão do esporte brasileiro através da tecnologia. “A Ipiranga S/A é um projeto inovador que surge com a proposta de ser a primeira empresa híbrida do futebol brasileiro, reunindo um hub de tecnologia, e-sports, além de atuação no futebol tradicional. Estar ao lado do Magnus tem uma representatividade muito grande, pois eles são alinhados com todos os valores da Ipiranga S/A”, analisa Jamelli.
O leilão acontecerá na plataforma norte americana OpenSea, baseada em Nova Iorque e estará disponível para receber os primeiros lances a partir das 00h do dia 19 de dezembro de 2021.
SAIBA MAIS SOBRE NFT:
(FONTE: www.atletico.com.br)
1) O que é um NFT?
Sigla em inglês para non-fungible tokens, em português tokens não fungíveis. São ativos digitais ou representações digitais de ativos físicos em uma rede chamada blockchain. Por ser um ativo digital, um NFT possui valor de mercado e pode ser comercializado.
Fungível – uma nota de 100 reais é fungível, afinal toda nota tem o mesmo valor (100 reais), não interessa se é uma nota nova, velha, amassada ou um pouco rasgada.
Não fungível – todo NFT tem características que o tornam único, seja na imagem, no nome ou até mesmo em seu registro na blockchain (Token ID).
Características de um NFT:
- Identidade única – todo NFT tem um registro único na blockchain (Token ID), uma espécie de CPF que o faz ter uma identificação diferente de todos os demais.
- Indivisível – um NFT não pode ser dividido em outros.
- Autenticado – todo NFT é registrado na blockchain e, por isso, seu Token ID funciona como um selo de autenticação, que prova sua origem e originalidade.
- Rastreável – por estar registrado em uma blockchain, todo NFT é rastreável, ou seja, é possível saber todo o histórico de negociação dele.
2) Por que comprar um NFT se posso baixar uma imagem e vídeo de graça, ou simplesmente tirar um print screen da minha tela?
Essa é uma pergunta muito comum, afinal as pessoas têm dificuldades de enxergar valor em coisas que não podem tocar fisicamente.
Ao comprar um NTF, você está comprando algo original, autenticado e único, que, por essa razão, possui valor de mercado e pode ser comercializado.
Você pode, por exemplo, comprar uma camisa pirata do Magnus Futsal, mas prefere comprar a original porque ela tem o verdadeiro valor, é oficial e autenticada pelo clube e, por isso, pode revendê-la posteriormente no mercado, se assim desejar.
Outro bom exemplo é o da Mona Lisa: se você digitar Mona Lisa no Google, milhões de imagens vão aparecer. Você pode baixa-las de graça, imprimi-las e colocar na parede de sua casa, porém, somente a obra original, de Leonardo Da Vinci, que se encontra no Museu do Louvre, em Paris, tem verdadeiro valor de mercado.
3) Qual a aplicação mais comum para os NFTs atualmente?
A aplicação mais comum atualmente para os NFTs é no campo dos colecionáveis digitais. Pense nas figurinhas ou nos cards físicos que você provavelmente colecionou no passado, agora em versão 100% digital e autenticada. Por ser digital, além de imagem estática, pode ser também um vídeo, uma animação 3D, uma música... São inúmeras possibilidades e um mercado que não para de crescer no mundo, tendo movimentado mais de US$2,5 bilhões apenas no primeiro semestre de 2021.
4) O que é um NFT do Magnus Futsal?
A iniciativa faz parte de uma série de colecionáveis, relacionados ao Magnus Futsal, que serão lançados pela empresa com o objetivo de proporcionar aos seus fãs a possibilidade de adquirir itens exclusivos da equipe e também faturar com a valorização dos seus ativos online.
5) Onde posso adquirir?
O leilão acontecerá na plataforma norte americana OpenSea, baseada em Nova Iorque e estará disponível para receber os primeiros lances à partir das 00h do dia 19 de dezembro de 2021. Link: https://opensea.io